S.O.S Moda ON | Por Nathy Oliveira: Reeducação alimentar

Reeducação alimentar


Após deixar as bobeiras e gorduras de lado, fica mais fácil passar para a próxima etapa: reeducação alimentar. E o que isso quer dizer? Reeducar, ou seja, educar-se novamente.
Quando somos bebes e crianças, nossos pais nos educam e nos ensinam o que podemos ou não fazer e comer. Muitos deles nem sabem ensinar corretamente e aí você aprende errado. Neste caso é necessário  aprender de novo, ganhar novos hábitos.
Ao contrário dos regimes ou deitas  restritas que apenas te proíbem de comer  a reeducação te educa, ensinando quando e como comer cada alimento.

Você não vai deixar de comer aquele brigadeiro que você ama, apenas vai entender que não se pode comê-lo todos os dias e que o certo é deixá-lo para ocasiões especiais, como casamentos, aniversários etc. E também, não é necessário comer 100 deles, pra matar a vontade coma 1 ou 2, pois assim você não deixa de comer e também não enfia o pé na jaca.

Pra fazer uma reeducação alimentar leva tempo e determinação. Um hábito é algo que você faz todos os dias, é um costume, logo, até que deixar de comer chocolate  todos os dias seja um hábito vai demandar de você força de vontade e muito foco. Por isso, mães e futuras mães devem ensinar desde pequeno a maneira certa de seus filhos comerem, pois no futuro irá evitar que eles tenham que passar por isso e viver na luta contra a balança, além de que, quando se é criança é muito mais fácil aceitar e aprender as coisas do que quando adulto.

Uma boa maneira de começar uma reeducação seria ir ao Nutricionista. Ele é o profissional adequado para atender as suas demandas pessoais e de acordo com sua rotina irá elaborar os melhores alimentos e horários.

Se você não puder ir à um Nutricionista entra aquela famosa pirâmide alimentar, que nos ensina como equilibrar cada alimento.  




Ela funciona assim, começando da base  até ao topo, seus devidos tamanhos são a importância que eles devem ter no dia, a base deve ser consumida mais vezes na semana e os da ponta menos e em menor quantidade, que são especificadas em cada grupo.
 Na base temos os alimentos energéticos: Grupo 1 > grãos e cereais, tubérculos, raízes e massas > dê preferência aos alimentos integrais, por conterem mais vitaminas e nutrientes, saciando por mais tempo > 8 porções
Grupo 2 > alimentos reguladores  > hortaliças e verduras > 3 porções.
Grupo 3 > alimentos reguladores >  Frutas > 3 porções.
Grupo 4 > alimentos construtores > ricos em proteínas, ferro, cálcio, zinco... > Leite e seus derivados > 3 porções.
Grupo 5 > alimentos construtores > carnes e ovos > 2 porções.
Grupo 6 > alimentos construtores , fornecedores de gordura boa > leguminosas > Feijão, seus derivados e oleaginosas > 1 porção.
Grupo 7 > alimentos energéticos extras > óleos e gorduras > Também são importantes se usadas da maneira correta, pois transportam as vitaminas para a corrente sanguinea. > 2 porções. > 120 kcal ao dia
Grupo 8 > alimentos energéticos extras > muitas calorias mas poucos nutrientes > as famosas gordices , que devem ser consumidas com atenção > açucares, balas, chocolates e salgadinhos >  80 kcal ao dia .
Para uma dieta baseada em 2500kcal que é a média do brasileiro, devem ser consumidas as seguintes porções:




Por isso é interessante ir à um Nutricionista, pois a maioria das pessoas que querem emagrecer não devem consumir 2500 kcal porque é demais. O Nutricionista irá calcular a SUA necessidade de kcal ao dia para perder peso ou ganhar, se for o caso.

Mas para quem quer entender como devemos dividir as “comidas” ao longo do dia, e começar uma reeducação alimentar para sua saúde, se espelhe nessa pirâmide e sempre prefira alimentos integrais, naturais e sem gordura J

Espero ter ajudado.
Lembrando que eu não sou nutricionista mas apenas uma pessoa que fez reeducação alimentar depois foi à um Nutricionista e mudou seu estilo de vida ;)

“Quem acredita sempre alcança”

Bom final de semana gente. Até a próxima ;*
IG @myymada


Fontes: Universidade de Brasília 

Nenhum comentário:

Agradecemos o seu comentário! É importante recebermos o seu feedback. :)